Dos 50 leitos de UTI para a Covid-19 em Ilhéus, 45 estão ocupados; 17 entubados

Ilhéus e a pandemia
Maurício Maron

Exclusivo. A Prefeitura de Ilhéus desmobilizou leitos da Covid-19 devido a baixa procura em novembro e pelos elevados custos. Dos 75 existentes no ápice da pandemia, foram mantidos apenas 50, uma redação de mais de 30 por cento. Com uma nova onda que já se projeta da pandemia, a situação começa a preocupar. Dos 50 leitos ainda existentes, 45 estão ocupados. Em 17 deles, há pacientes entubados. Isso signifdica dizer que a possibilidade de uma maior permanência destes pacientes é grande e deve demorar um pouco mais para a lidebração destes leitos para novos pacientes.

Hoje pela manhã, o Jornal Bahia Online entrou em contato com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela. Ele está em Brasília justamente para solicitar recursos ao governo federal para reativar mais leitos de UTI no município. Magela confirmou as informações do JBO. Mas disse que em Ilhéus "os números continuam relativamente sob controle, abaixo de 200 ativos". O problema, segundo ele, são os municípios no entorno, especialmente os não-pactuados, "que já estão vivendo uma segunda onda e reduziram UTI". Magela garante que, tecnicamente, Ilhéus está em uma situação mais confortável.

O secretário apresentou os últimos números levantados no dia 4, onde revela que dos 49 leitos clinicos disponíveis nas unidades hospitralares de Ilhéus, 23 estão ocupados. Além de Ilhéus, este relatório traz informações de pacientes oriundos de Canavieiras, Aurelino Leal, Ubaitaba, Itubera, Una e Marau.